Aspectos construtivos e disposição de um biossistema integrado para geração de gás metano e biofertilizante
A patente se trata dos aspectos construtivos e disposição de um biossistema integrado para geração de gás metano e fertilizante a partir de resíduos agroindustriais, contendo biodigestor (construído em módulos) e dispositivos para captação, purificação e conversão do gás metano em energia elétrica e/ou térmica para uso em residências ou na agroindústria.
Número do Pedido: BR 10 2017 007228 2
Área / Categoria: Ciências Exatas e da Terra
Problema Resolvido: Aplicação de processos biotecnológicos aplicados ao tratamento de efluentes e geração de biocombustíveis, visando à redução dos impactos ambientais. Com a implantação do Biossistema admite os ajuntamentos funcionais entre a agroindústria, a produção de energia elétrica e térmica, através do biogás e redução dos impactos ambientais no campo, permitindo ainda a produção de biofertilizante que pode ser aplicado no campo. A geração de energia elétrica pode ser isolada ou interligada à rede de distribuição da concessionária local.
Aplicações / Vantagens:
É um biossistema integrado desenvolvido para produzir gás e fertilizante através da digestão anaeróbia de matéria orgânica. Constituído por um biodigestor eficiente, podendo ser utilizado em propriedades rurais, agroindústria, residências e em outros setores. É um reator anaeróbio de baixo custo e de fácil operação, o qual seu investimento terá retorno em curto espaço de tempo. A aplicação deste biossistema apresenta diversas vantagens: tratamento de resíduos para atendimento às leis ambientais, redução e/ou substituição do gás de cozinha (GLP), redução da necessidade de uso de fertilizante comercial através da utilização do biofertilizante produzido, redução do odor.
Data de Concessão: 02/01/2024
Data de depósito do pedido: 07/04/2017