Compostos organometálicos de antimônio (v) contendo ligantes quinolônicos e fluoroquinolônicos como agentes quimioterápicos leishmanicidas

Concedido(a) Área: Ciências Exatas e da Terra Categoria: Ciências da Saúde

A invenção refere-se ao desenvolvimento de novos protótipos de fármacos de fácil obtenção e alto rendimento, potentes e eficazes para o tratamento da leishmaniose.

Número do Pedido: BR 10 2015 014710 4

Área / Categoria: Ciências Exatas e da Terra

Problema Resolvido: A leishmaniose é a terceira mais importante doença transmitida por vetor, depois da malária e doença do sono africana, e está em nono lugar em termos de peso global de todas as doenças infecciosas e parasitárias. Diante disso, a presente invenção propõe o desenvolvimento de novos fármacos para o tratamento da leishmaniose, se baseando no fato de que os fármacos disponíveis no mercado são em sua totalidade tóxicos e desencadeiam graves efeitos adversos.

Aplicações / Vantagens:
Refere-se a um processo de obtenção de potenciais metalofármacos organometálicos antimoniais com base em antimônio(V), contendo ligantes quinolínicos e fluoroquinolínicos, bem como o uso desses compostos no tratamento da leishmaniose. Os resultados demonstram que os compostos preparados são obtidos de forma simples e com altos rendimentos e são eficazes contra diferentes formas de leishmania, podendo ser utilizados como protótipos para o desenvolvimento de novos fármacos leishmanicidas.

Data de Concessão: 17/05/2022

Data de depósito do pedido: 10/06/2015

Interessado nessa Tecnologia?

Entre em contato conosco
Clique aqui!
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.