Formulações atraentes com atividade feromonal para fêmeas da mosca das frutas A. obliqua (Diptera: Tephritidae)
A presente invenção refere-se às formulações com atividade feromonal a partir de compostos voláteis liberados por machos da mosca das frutas Anastrepha obliqua, eficazes no controle desse inseto praga.
Número do Pedido: BR 10 2018 000016 0
Área / Categoria: Ciências Biológicas
Problema Resolvido: A mosca das frutas Anastrepha obliqua é um dos tefritídeos que geram prejuízos econômicos na América do Sul. Esta espécie polífaga tem impacto direto na produção de frutos, causando restrições quarentenárias na exportação desses para muitos países. A presente invenção se propõe a minimizar o problema enfrentado pelos produtores destes frutos, no que se refere ao ataque da praga em questão, pelo uso de formulações contendo misturas de compostos liberados por machos de A. obliqua.
Aplicações / Vantagens:
A presente invenção refere-se às formulações com atividade feromonal a partir de compostos voláteis liberados por machos da mosca das frutas Anastrepha obliqua, eficazes no controle desse inseto praga. A utilização de formulações com mistura atraente a partir do feromônio sexual, para esta praga pode significar a captura em massa da mesma, de modo a reduzir a população para índices abaixo do nível de dano. O princípio é inteiramente ecológico, pois são substâncias produzidas e utilizadas pelo próprio inseto e dessa forma agem especificamente sem interferir em organismos não alvos. A identificação dos compostos atrativos leva a uma nova possibilidade de controle da praga em estudo, podendo servir, se comprovada sua eficácia, como mais um método para ser agregado ao Manejo Integrado de Pragas (MIP).
Data de Concessão: 18/07/2023
Data de depósito do pedido: 02/01/2018
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: