Formulações atraentes para A. obliqua (Diptera: Tephritidae) oriundas do fruto Manguifera indica
A presente patente refere-se às formulações com atividade cairomonal a partir de compostos voláteis liberados pelo fruto de manga (Manguifera indica) atraentes para fêmeas de mosca das frutas da espécie Anastrepha obliqua.
Número do Pedido: BR 10 2018 072563 7
Área / Categoria: Ciências Agrárias
Problema Resolvido: A mangueira (Mangifera indica L.), é um dos principais hospedeiros de A. obliqua além de ser a principal espécie frutífera da família Anacardiaceae cultivada no Brasil. Considerando a importância da produção do fruto de manga para a economia do Brasil e a alta polifagia e capacidade de adaptação da espécie A. obliqua, propõe-se um potencial produto composto por formulações de misturas oriundas de um dos frutos hospedeiros preferenciais da praga que sejam eficazes na atração de fêmeas de A. obliqua.
Aplicações / Vantagens:
Em virtude da ineficiência e inviabilidade das técnicas atuais, faz-se necessário buscar novas estratégias de controle baseada na utilização de substâncias voláteis, presentes nos frutos hospedeiros; desta forma, a utilização das misturas de compostos oriundos do fruto de manga, formuladas em um biopolímero que sejam atraentes para fêmeas de A obliqua torna-a um potencial produto para o controle desta praga quando incorporado as técnicas empregadas no Manejo Integrado de Pragas (MIP).
- Ruth Rufino Do Nascimento
- Raphael De Farias Tavares
- Nathaly Costa De Aquino
- Luana Lima Ferreira
- Claudinete Dos Santos Silva
- Jessica De Lima Santos
- Regivaldo Da Silva Melo
- Rita De Cássia Correia Da Silva
- Fabiane Caxico De Abreu Galdino
- Adriana De Lima Mendonça
- Paulo Milet-Pinheiro
- Daniela Maria Do Amaral Ferraz Navarro
Data de Concessão: 08/08/2023
Data de depósito do pedido: 01/11/2018