Nanopartículas poliméricas contendo extrato de própolis vermelha, processo de obtenção de nanopartículas poliméricas, composições dermocosméticas contendo as mesmas, processos de obtenção de composições e usos

Concedido(a) Área: Ciências da Saúde Categoria: Indústria Química e Biotecnologia

A presente invenção pertence ao campo de produtos naturais com utilidade na saúde pública em estética e beleza, mais especificamente aqueles dos sistemas de nanopartículas poliméricos contendo princípios ativos do extrato de própolis vermelha com atividades biológicas, destinados a uma administração na via dérmica e nas mucosas.

Número do Pedido: BR 10 2015 016405 0

Área / Categoria: Ciências da Saúde

Problema Resolvido: São propostos nanopartículas poliméricas contendo extrato de própolis vermelha (NPEPV), processos de obtenção de NPEPV, processos e composições dermocosméticas contendo NPEPV e usos. As composições dermocosméticas contendo as NPEPV apresentam aplicação em setores dermocosméticos, em tratamento de estética, beleza e em cirurgias reparadoras, devido a sua atividade antioxidante, anti-inflamatória, anticancerígena e cicatrizante.

Aplicações / Vantagens:
Essa invenção apresenta nanopartículas poliméricas contendo extrato de própolis vermelha (NPEPV), compostos por extrato hidroalcoólico padronizado de própolis vermelha proveniente da própolis vermelha in natura, e de uma matriz polimérica com função nanoencapsulante, dispersante e estabilizante destas nanopartículas em suspensão, que serão nanoprecipitadas e liofilizadas para obter nanopartículas poliméricas contendo extrato de própolis vermelha no estado sólido. As NPEPV em suspensão ou no estado sólido são consideradas produtos intermediários para produção de composições dermocosméticas. A invenção trata também dos processos de caracterização das nanopartículas poliméricas contendo extrato de própolis vermelha com tamanho de partículas entre 208 a 280 nm, bem como da identificação de isoflavonóides e atividade antioxidante. Além disso, apresenta processos de obtenção das composições dermocosméticas contendo as NPEPV, preferencialmente, na forma de cremes não-iônicos. Por fim, são apresentados usos para as composições dermocosméticas contendo nanopartículas poliméricas com própolis vermelha.

Cotitulares:
  • Apícula Fernão Velho (Mario Calheiros de Lima & Cia LTDA)

Data de Concessão: 15/06/2021

Data de depósito do pedido: 08/07/2015

Interessado nessa Tecnologia?

Entre em contato conosco
Clique aqui!