Processo de preparação de suporte catalítico utilizando filtros residuais de cigarro como molde
Considerando o tempo da degradação de um filtro de cigarro versus as propostas de reciclagem do material existentes, a proposta de reuso do cigarro como protótipo para obtenção de materiais proporciona mais uma alternativa para a diminuição da poluição ambiental.
Número do Pedido: BR 102017009993-8
Área / Categoria: Ciências Exatas e da Terra
Problema Resolvido: Considerando que a degradação do filtro pode levar de 5-10 anos, os efeitos causados ao meio ambiente têm enormes consequências. Logo, ao considerar a quantidade de filtros de cigarros descartados no meio ambiente e o tempo total para a degradação, trabalhos que envolvam a reciclagem destes filtros são de extrema importância. Assim, a proposta da utilização dos filtros de cigarros como protótipo engloba pontos estratégicos e de ampla importância relacionados principalmente ao meio ambiente.
Aplicações / Vantagens:
Relativamente, são reportados poucos trabalhos que tratam da reciclagem dos filtros de cigarros descartados na natureza, e nenhum trabalho envolvendo o uso como protótipo para obtenção de suportes catalíticos. Assim, a utilização de filtros
de cigarros como protótipo pode ser promissor para síntese de suportes catalíticos/catalisadores e materiais com dimensões semelhantes à estrutura do filtro de cigarro.
Data de Concessão: 13/08/2024
Data de depósito do pedido: 12/05/2017