Síntese da zeólita zsm-22 com tempo de cristalização reduzido e sem utilização de direcionadores orgânicos de estruturas

Concedido(a) Área: Ciências Exatas e da Terra Categoria: Indústria Química e Biotecnologia

A presente invenção relata um processo de obtenção da eólita ZSM-22 pura, com alto teor de silício, isenta de direcionadores orgânicos, e em curtos tempos de cristalização (tempos inferiores à 6 horas) em sistemas estáticos e dinâmicos. O processo compreende a preparação de uma mistura reacional composta de uma fonte de alumínio, silicato de sódio como fonte de silício e de cátion alcalino, uma pequena quantidade de sementes e cristalização (cristais de ZSM-22), água e metanol como solventes.

Número do Pedido: BR 10 2014 028798 1

Área / Categoria: Ciências Exatas e da Terra

Problema Resolvido: A presente invenção relata o processo de síntese de um aluminosilicato cristalino poroso designado ZSM-22, que pode ser usado como peneira molecular, suporte e catalisador em reações para conversão de compostos orgânicos.

Aplicações / Vantagens:
A invenção refere-se a um processo de obtenção da zeólita ZSM-22 pura, com alto teor de silício, isenta de direcionadores orgânico e em curtos tempos de cristalização (tempos inferiores à 6 horas) em sistemas estáticos e dinâmicos. A aZSM-22 é um composto inorgânico mineral formado a partir de silício e alumínio, podendo ser empregada como catalisador por possuir sítios ácidos, além de características estruturais peculiares que o tornam extremamente interessante nas reações de craqueamento primárias e/ou secundárias. Esse mecanismo torna-se economicamente atrativo para o setor industrial de interesse devido aos custos de produção consideravelmente reduzidos.

Data de Concessão: 27/04/2021

Data de depósito do pedido: 14/10/2014

Interessado nessa Tecnologia?

Entre em contato conosco
Clique aqui!