Plugin do Moodle: Integração do Moodle com o Sistema Administrativo da Rede de Inovação para Educação Híbrido
O Neestools é um plugin do tipo local desenvolvido para o Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle da Rede de Inovação para Educação Híbrido (RIEH). O plugin tem a função de realizar a integração do Moodle através de webservices com os demais sistemas que integram a RIEH, tais como, Sistema Administrativo e Repositório.
O Neestools é um plugin do tipo local desenvolvido para o Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle da Rede de Inovação para Educação Híbrido (RIEH). O plugin tem a função de realizar a integração do Moodle através de webservices com os demais sistemas que integram a RIEH, tais como, Sistema Administrativo e Repositório. Os serviços incluem o envio para o moodle dos dados das escolas, itinerários, eixos, áreas, unidades curriculares, turmas, ofertas e usuários (estudantes, professores, responsáveis e gestores). Além disso, o plugin ao receber os dados realiza a criação das unidades curriculares e ofertas nos Ambientes Virtuais de Aprendizagem Moodle de cada um dos Estados que compõem a RIEH.
Número do Pedido: BR 51 2023 002826 6
Área / Categoria: Ciências Sociais Aplicadas
Problema Resolvido: O Neestools resolve o desafio de integrar, de forma automática e padronizada, o Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle aos demais sistemas da Rede de Inovação para Educação Híbrida (RIEH). Ele elimina processos manuais de cadastramento, atualização e sincronização de dados, garantindo que informações como escolas, itinerários, áreas, unidades curriculares, turmas, ofertas e perfis de usuários sejam atualizadas de maneira consistente e sem retrabalho. Dessa forma, o plugin assegura organização, agilidade e confiabilidade na estruturação dos cursos nos AVAs dos diferentes estados da rede.
Aplicações / Vantagens:
O plugin é aplicado diretamente no gerenciamento acadêmico da RIEH, permitindo que o Moodle seja continuamente alimentado com dados oficiais e atualizados do Sistema Administrativo e do Repositório da rede. Entre as principais vantagens estão: automatização da criação de unidades curriculares e ofertas; redução de erros de cadastro; padronização entre diferentes estados; economia de tempo para gestores e técnicos; melhoria na governança de dados; e maior integração entre os sistemas que compõem o ecossistema tecnológico da educação híbrida. Além disso, garante que estudantes, professores e gestores tenham acesso imediato aos cursos e materiais corretos no AVA.
- IBSEN MATEUS BITTENCOURT SANTANA PINTO
- RANILSON OSCAR ARAÚJO PAIVA
- IG IBERT BITTENCOURT SANTANA PINTO
- ALAN PEDRO DA SILVA
- LEONARDO BRANDÃO MARQUES
- DIEGO DERMEVAL MEDEIROS DA CUNHA MATOS
- SEIJI ISOTANI
- ALUISIO IGOR RÊGO FONTES
- JEFERSON QUEIROGA PEREIRA
- WASHINGTON HENRIQUE CARVALHO ALMEIDA
- RODOLFO SENA DA PENHA
- WAGNER DE OLIVEIRA
- SAULO RUFINO DE SÁ
- THIAGO HENRIQUE FREIRE DE OLIVEIRA
- EDUARDO HENRIQUE OLIMPIO DE GUSMÃO
- Universidade de São Paulo - USP
- Instituto Federal do Rio Grande do Norte - IFRN
- Universidade Federal do Ceará - UFC
- Centro De Estudos E Sistemas Avançados Do Recife - CESAR
- Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN
Data de Concessão: 26/09/2023
Data de depósito do pedido: 20/09/2023